História

Amancio do Pajeú
Amâncio Siqueira Rosa (Foto: Paulo Siqueira)

Quem foi Amâncio Siqueira


       A Escola é uma homenagem a um dos homens que construiu as bases para a fundação de Monte Sion, o senhor Amâcio Siqueira Rosa. Amâncio foi patriarca dos Siqueiras de Monte Sion, pai de Manoel Siqueira Rosa, Ana Siqueira Gonçalves e Isabel Siqueira Sousa. Nascido em 1876, no Pajeú - Pernambuco, casou-se duas vezes e teve ao todo 18 filhos, primeira família em Pernambuco e a segunda família no Ceará. Veio ao Ceará em 1936, comprou terras na localidade de Cipó-Tauá (Parambu ainda era uma vila de Tauá) e construiu a Fazenda Riacho Fundo. Vendeu parte das terras a Idelfondo Pedro de Sousa e o restante seus filhos herdaram, mas apenas Manoel, Ana, Isabel e Lídio ficaram em Monte Sion e tiveram grande descendência. Amâncio era um homem de muita fé, católico,  nutria grande respeito por Padre Cícero. Quando sentiu que estava próximo a morrer em 1949, foi de Riacho Fundo a Juazeiro do Norte a pé, como penitência. Disse a seus filhos desejar ser sepultado no solo sagrado de Juazeiro e que nem a família do Ceará nem a de Pernambuco fossem busca-lo. Amâncio faleceu em 25 de outubro de 1949 e sua vontade foi respeitado, sendo sepultado em Juazeiro do Norte pelos familiares que lá residem.  

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A Escola Amâncio Siqueira Rosa

     A Escola Amâncio Siqueira Rosa tem mais de três décadas de história e foi objeto de estudo por meio de uma Monografia de Graduação, defendida na Faculdade Evangélica Cristo Rei pela ex aluna e atual professora da Rede Municipal, Diana Alves a seguir transcrevemos um trecho de seu trabalho que teve como tema: "Escola Amâncio Siqueira Rosa: uma história de formação de cidadãos" que trata da historia e funcionamento da instituição.


A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Amâncio Siqueira Rosa localiza-se a Rua da Paz nº 49 no Distrito de Monte Sion, ficando a 07km2 de distancia da sede do município de Parambu. Órgão administrativo da Prefeitura Municipal, sendo construída no ano de 1984 e inaugurada em setembro de 1985 pela gestão do Sr. Francisco Alves Teixeira. Possuía uma área de 50m2, sendo 29m2 de construção e 21m2 utilizando para o plantio de horta, pomar, farmácia viva entre outros. Neste período a escola era composta por 03 salas de aulas, 01 cantina, 02 banheiros. A escola contava com um número de 12 funcionários, sendo, 07 professores, 03 auxiliares de serviços gerais, 02 merendeiras, todos distribuídos nos três turnos. O número de alunos chegava a 180 no total.

A Escola Amâncio Siqueira Rosa foi construída com o objetivo de resolver o problema de superlotação da Escola de Ensino Fundamental Padre Argemiro, única escola do distrito na época, havendo um elevado número de alunos, devido o crescimento da população. O distrito de Monte Sion continuou crescendo, e muitas adaptações sempre eram feitas em sua estrutura física. Foi então, no ano de 2005 na gestão do Sr. Genecias Mateus Noronha aconteceu a ampliação da escola contendo hoje, 07 salas de aula, uma adaptada à educação infantil; 01 cantina; 01 biblioteca; 01 laboratório de informática; 01 deposito (almoxarifado); 01 banco de livros; 09 banheiros um adaptado para deficientes, dois para educação infantil e seis comuns feminino e masculino; 02 quadras, uma coberta e outra descoberta; uma área que hoje ficou com 19m2 para horta e outras plantas.. (...) possui árvores plantadas em frente onde alunos, professores e funcionários em geral trabalharam juntos em prol de promoverem a educação ambiental com a arborização de toda a escola.

Hoje este estabelecimento de ensino dispõe de um número de 64 funcionários todos distribuídos nos três turnos, garantindo dessa forma a qualidade no processo ensino-aprendizagem dos 219 alunos (2014) que frequentam todos os dias letivos à escola em busca de conhecimento que beneficie a própria comunidade. Procurando promover a igualdade a Escola dar condições de acesso e oportunidades para que os alunos sintam-se seguros na aquisição do conhecimento, capazes de fazerem as mudanças acontecerem e suas vidas e na sociedade. Coordenar, incentivar e avaliar as ações de todos que fazem a Escola são os objetivos seguidos na perspectiva de um trabalho participativo, onde pessoas que não tem tantas experiências buscam aprenderem uns com os outros sendo todos solidários na formação cidadão de cada ser.

A identidade da escola oferece diretrizes gerais, quanto ao que precisa ser desenvolvido visando tornar o trabalho de todos mais agradável, produtivo e voltado para a instrução da cidadania com base na realidade vivenciada pelos alunos e pelos sujeitos que da escola participam, sempre respeitando as potencialidades de cada um e o meio em que vivem. Essa instituição presta serviços a uma comunidade simples, grande parte dos moradores do distrito são trabalhadores rurais e na época do plantio e colheita os pais retiram os filhos da escola para ajuda-los, isso acaba prejudicando o aprendizado das crianças. A escola vem desenvolvendo atividade para mudar essa realidade, conscientizando os pais sobre o prejuízo causados aos filhos no que diz respeito ao ensino. Sensibilizando a importância da participação das famílias na vida escolar das crianças é proposta da escola Amâncio Siqueira Rosa na busca pelo aprendizado de todos, pois a educação não se faz sozinha é com parcerias que a verdadeira cidadania se constrói na transformação dos educandos.
 

 Modalidades de ensino da Escola

Sempre buscando a qualificação na educação, a presente escola tem como finalidade ministrar a Educação Infantil e Ensino Fundamental de maneira que proporcione o desenvolvimento dos alunos para que os mesmos possam ter um preparo social exercendo sua própria identidade. De acordo com o Artigo 4º do Regimento Escolar desta instituição, o ensino deve ser ministrado tendo como base os seguintes principio:

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar e valorizar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideia e concepção pedagógicas; garantia da qualidade da ação educativa, com vistas ao desenvolvimento integral do aluno; respeito a liberdade e apreço a tolerância; valorização do profissional da educação; valorização da experiência extra escola; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as praticas sociais."

A primeira fase da educação básica a Educação Infantil busca desenvolver integralmente crianças com faixa etária dos três aos cincos anos, no que diz respeito aos aspectos físicos, intelectual, psicológicos e social, complementando a atuação da família e da comunidade que favorece o desenvolvimento das crianças dinamizando e qualificando o lado afetivo, motor e cognitivo de cada individuo, respeitando todo o conhecimento prévio que trouxerem ao ingressarem na escola. Dar oportunidades para que cada criança mostre seus conhecimentos e se sintam desafiadas a construir e desenvolver o saber cognitivo são metas para a primeira etapa da educação básica da Escola Amâncio Siqueira Rosa.
O Ensino Fundamental tem a duração de nove anos. Nesse período os alunos desenvolvem a capacidade de aprender com base no domínio da leitura compreensiva, da escrita e dos cálculos matemáticos. Trabalham a compreensão do ambiente natural e social dos sistemas políticos e tecnológicos, das artes e valores da cultura local, buscando sempre desenvolver o aprendizado tendo como principio fundamental, manter vínculos com as famílias visando perceber os laços de solidariedade humana para a formação básica do aluno cidadão.
Para o melhor desenvolvimento da aprendizagem dos discentes que formam essa escola, a mesma conta com o apoio de professores qualificados e competentes no que fazem, a cada dia transformando as práticas de ensino preparando os alunos para que se tornem cidadãos críticos, autônomos e participativos da sociedade.
 
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Ainda da Monografia da Professora Diana Alves:

Amâncio Siqueira Rosa de ontem


Iniciando as perguntas quis saber quais eram as dificuldades encontradas pelos educadores na época que lecionavam na Escola Amâncio Siqueira Rosa, muitos responderam que a falta de água, de cadeiras, materiais didáticos tanto para os alunos quanto para os professores, um deles até relatou que pela falta de livros, confeccionou junto com os alunos a própria apostila, escrita à mão, proporcionando aos alunos terem um acompanhamento da gramática que ensinava.

Pelo ponto de vista dos professores não atuantes, os alunos antigamente tinham mais interesse pelos estudos, respeitavam os professores e os colegas, tinham mais atenção aos conteúdos explicados, iam à escola em busca de aprender e aprendiam para a vida toda, não tinha essa de decorar conteúdos. Conforme afirma a professora Elizabete Tenório de Siqueira Menezes, o respeito que os alunos tinham ajudou no aprendizado dos mesmos. "Respeitavam os professores e se ligavam mais nas explicações, não existia baderna na hora da aula, nunca castiguei nem um deles e a aprendizagem eram mais rápida do que hoje, nos primeiros anos de estudo já liam e até contavam".

Os professores costumavam despertar os interesses dos alunos por meio de palavras positivas, parabenizava-os pelos desempenhos que mostravam. Aqueles que aprendiam primeiro se sentiam felizes e trocavam de posição com os professores ajudando os outros alunos. Muitos educadores incentivavam os alunos a se esforçarem pelos estudos, pois a comunidade iria crescer e surgiriam empregos, onde eles mesmos atuariam sem precisar vir pessoas de fora para ocupar os cargos que poderiam ser deles.

Ao invés de só transmitirem conteúdos, costumavam envolver os alunos com dinâmicas, viam que era mais construtivo deixar as aulas lúdicas. A utilização de caça palavras, sílabas recortadas pelos próprios alunos, ditados feitos, onde na correção um aluno corrigia o do outro, eram coisas divertidas que faziam brincando e  aprendendo. Eram coisas bastante divertidas para eles.

Transmitir ideias de vidas aos alunos vinha a ser coisa que viam como fundamental para o futuro dos alunos. Mesmo incentivando percebiam que alguns alunos se sentiam desiludidos, porém, hoje estão nos melhores empregos, em cargos elevados dentro da escola que um dia estudaram.

 A cidadania era trabalhada por meio de exemplos de pessoas de bem, os alunos eram orientados a respeitarem o próximo, nunca humilhar as pessoas, nem ter preconceitos raciais ou sociais, agir com amizade estando sempre dispostos a ajudarem aqueles necessitassem de ajudas, esse é o ponto positivo em uma comunidade.

Motivar a nunca desistirem de seus estudos era como faziam para influenciar positivamente a cidadania na vida de seus alunos, mostrando que o estudo é tudo na vida de pessoas e o convívio com os seus professores faziam perceber como importante buscar conhecimentos.

Um ponto forte para o aprendizado dos alunos é ter um bom relacionamento com seus professores, e nessa época as coisas não eram diferente. Tratavam os alunos bem para que todos se sentissem uma família, o carinho era mútuo, educavam por amor a profissão mesmo diante das dificuldades. A Professora Elizabete Menezes afirma que “eu fui professora por amor a profissão. Passei onze anos andando à pé três quilômetros no inverno em riachos nadando para dar assistência na escola”. Ações como essas são capazes de modificar o pensamento limitado de uma sociedade, formando os alunos cidadãos, para que sejam seres transformadores e construtores do próprio futuro.


Amâncio Siqueira Rosa de hoje
 

Referente à opinião dos professores atuantes, nos dias de hoje é mais difícil transmitir conhecimentos aos alunos, pois a falta de interesse é constante. Muitos vão para a escola como se fossem obrigados a estudar, não valorizam e nem pensam no futuro, olham para os estudos e acham tudo muito chato.
Conversando com os educandos, tentam mostrar as coisas boas da vida, e que pode ser por meio dos estudos que conquistarão um futuro melhor, expressando suas opiniões para que sejam cidadãos construtores dentro da própria sociedade é que os professores buscam promover a cidadania no espaço escolar.
Para despertar o interesse dos alunos pelos estudos, os professores tentam modificar a cada dia a metodologia de ensino, procurando deixar as aulas mais lúdicas, e que por da prática pedagógica empregada o conhecimento seja algo mais acessível para os estudantes. E por meio de recursos concertos usados pelos educadores que esse interesse também é despertado. Os professores costuma utilizar recursos que estejam ao alcance dos alunos, como: dinâmicas e jogos usando garrafas pets, promovendo a reciclagem formando assim, cidadãos ecologicamente corretos.
A cidadania é promovida nas aulas ministradas, por meio da democracia onde as ideias dos alunos são valorizadas. Desenvolvendo o lado religioso que os torne mais humanos, e sem duvidas por meio da afetividade.
Quando trabalham os direitos e deveres dos cidadãos, a educação no trânsito, a importância do respeito pelo próximo, percebem o quanto a cidadania se tornam ausente em nosso meio. 
A satisfação dos professores ao ensinar, vem quando o carinho de muitos alunos é mostrado e todo o esforço é reconhecido pelos os mesmos demostrando compreensão e resultados nos conteúdos estudados.

A Escola Amâncio Siqueira Rosa por meio da Coordenação pedagógica promove a cidadania fornecendo aos professores todo o apoio necessário para a transmissão de conhecimentos, sempre dando sugestões que ajudem nas práticas pedagógicas dos educadores. Buscam aconselhar os alunos para que sejam cidadão de bens na sociedade.

3 comentários:

  1. Minha irmã se chama Silvania Amâncio Siqueira.

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  2. Feliz de saber que esta instituição é parte da história da minha família e homenagem ao meu bisavô. Gostaria de saber mais sobre Amâncio de Siqueira Rosa e suas origens.

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  3. Gostaria de saber mais sobre a família

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